Direção defensiva - Fatores Importantes

Fatores importantes para evitar acidentes

São comportamentos do condutor que ajudam a evitar ou a criar condições que levem a acidentes. Os comportamentos corretos são sua maior garantia de chegar em segurança ao seu destino.

Ingestão de substâncias tóxicas, álcool ou remédios

O consumo de algumas substâncias afeta negativamente o nosso estado físico e mental e nosso modo de conduzir veículos.

Alguns remédios usados, mesmo por recomendação médica, alteram nosso estado geral, prejudicando nosso desempenho na condução. Evite tomá-los, ou não conduza após o seu uso.

Exemplo:

 - Remédios para emagrecer;
 - Calmantes e antialérgicos;
 - Drogas para manter-se acordados ("rebites");
 - Remédios para dores;
 - Relaxantes musculares;
 - Remédios contra enjôos.

As drogas afetam o raciocínio lógico, a percepção, os reflexos, pois afetam o desempenho normal das funções físicas e mentais. Conduzir alcoolizado é infração gravíssima e acarreta várias penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

(Veja outras informações em "Outras drogas" e em "Álcool")

Dirigir alcoolizado, resulta em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir, sendo considerado infração gravíssima.
 
É de prática popular fazer uso de exercícios físicos, café forte sem açúcar, banho frio ou remédios e chazinhos caseiros na tentativa de diminuir o efeito do álcool no organismo. Isso não adianta, mesmo para aquelas pessoas que se acham resistentes à bebida ou pensam que conduzem melhor quando bebem.
 
Importante:
Recursos populares apenas conseguem transformar um bêbado com sono, num bêbado acordado. Nunca conduza um veículo depois de beber.

Estes recursos populares não funcionam. A única maneira de eliminar a bebida alcoólica do organismo é esperar passar o tempo necessário para a eliminação natural, que varia de acordo com o peso, a altura, a quantidade e a espécie de alimentos existentes no estômago e intestino, com o tempo decorrido após o ato de beber.

Se você bebeu, tomou remédios ou fez uso de qualquer outro tipo de droga, não dirija. Espere passar o efeito do produto ingerido. Tenha cuidado. Infração gravíssima. Não se arrisque.

 

Aquaplanagem ou hidroplanagem

Refere-se à falta de contato dos pneus com a pista, pavimento natural ou tecnológico e ocorre por causa de pistas molhadas ou poças d'água, sendo sempre mais fácil de acontecer se os pneus estiverem lisos (carecas), o veículo com velocidade alta, ou comprometimentos no sistema de suspensão.

Em determinadas situações forma-se uma camada de água sobre o pavimento e o pneu do veículo roda sobre ela sem ter o atrito necessário para a estabilidade.

Importante:
A falta de contato dos pneus com a pista (hidroplanagem) faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do veículo , podendo causar um acidente de trânsito.

Para acontecer a hidroplanagem basta haver uma combinação da velocidade do veículo, o tipo de pista, da calibragem dos pneus, suspensão, profundidade da água na pista e dos frisos dos pneus e a falta de atenção do condutor.

Em dias de chuva, reduza a velocidade, examine os frisos dos pneus, faça a calibragem correta, fique atento quanto às condições da pista e não tente "lavar" o seu veículo usando as poças de água -- mantenha-se alerta.

 

Maneira de Conduzir

A maneira incorreta de conduzir seu veículo é uma das grandes causas de acidentes.

Porém, muitos condutores "acham" que estão dirigindo direito por desconhecerem comportamentos adequados e leis de trânsito que visam manter a segurança nas vias públicas.

Conduzir com fones de ouvidos conectados a aparelhos de som ou telefone celular resulta em multa, sendo considerado infração média: perda de 4 pontos (Art. 252 - VI - CTB)

Além disso, existem procedimentos praticados por condutores que põem em risco à segurança do trânsito e dos usuários da via, além da sua e que são passíveis de penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Conduza com as duas mãos no volante ou no guidom, evite acender cigarros ou apanhar objetos dentro do veículo em movimento, fazer movimentos ou manobras bruscas, desviar a sua atenção do ato de dirigir, participar de brincadeiras. Fique sempre atento.
Recomendar esta página via e-mail: