Encosto de Cabeça

Dispositivo de segurança, que eleva a altura do encosto do banco protege a cabeça e a coluna cervical (pescoço), recebe também os nomes de “Encosto Alto”, “Encosto Posterior para a Cabeça”.

Protege o usuário do veículo das lesões medulares na região cervical, evitando a hiperextensão e hiperflexão do pescoço, ou seja, após o impacto do veículo o pescoço e a cabeça são arremessados violentamente para trás, posteriormente para frente, desencadeando fratura cervical e/ou lesão medular que pode causar vários estágios de paralisia ou morte, este movimento recebe o nome popular de “Efeito Chicote”.

Fonte:
DELIBERADOR, Ana Maria Ribeiro. Humanização no trânsito. Curitiba: DETRAN-PR, 1990.
JORNAL ASSOCIAÇÃO MÉDICA. A mulher e o cinto de segurança. autora Ana Maria K. S. Szymanski. Cascavel – Paraná, ano V, n.º 39, abril 1995, p 11.
Lei 9.503, de 23/09/1997 – CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.
MANUAL DO MOTORISTA, Editora Trânsito e Veículos Ltda, Belo Horizonte - MG. 1998.
MANUAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS. Programa: Sem Barreiras. Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. DETRAN-MS, outubro de 1997.
Revista da ABRAMET – Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego. Air bag, características, vantagens e cuidados. Dra. Ana Maria Ker Saraiva Szymanski, n.º 17/18/19, maio-dezembro de 1996, p 15-18.
________Traumatismos de crianças no tráfego. Epidemiologia e Prevenção, n.º 35, maio-junho de 2000, p 9-30.
Revista QUATRO RODAS, ano 37, n.º 449, editora Abril, São Paulo, dezembro de 1997. p 69-77.
A Educação para o Trânsito. Eliane David. Curitiba-PR, março 2003.
http//:www.criancasegura.org.br
http//:www.wikipedia.org
http//:www.bombeirosemergencia.com.br
http//:www.fem.unicamp.br
http//:www.drashirleydecampos.com.br

 

Recomendar esta página via e-mail: