Projeto Jovem do Trânsito

Podemos considerar como verdadeiro papel do Estado, o de assumir a liderança de um grande e organizado esforço nacional, em favor de um trânsito seguro, mobilizado, coordenando e catalisando as forças de toda a sociedade.     

Em 4 de fevereiro de 2005, o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) acata sugestão do Conselho Nacional de Educação firmando que:

“As instituições de ensino brasileiras devem considerar, na definição de seus projetos pedagógicos, a busca de comportamentos adequados no trânsito. (…) A fim de facilitar a propagação da ideia sugere-se ao Denatran que envide esforços no sentido de produzir material de apoio para que as escolas possam utilizá-lo nos seus projetos de educação para o trânsito. Sendo assim, a inserção do trânsito como tema transversal às áreas curriculares é um importante desafio lançado aos educadores brasileiros para que seja possível a construção de um espaço público mais justo, mais humano e cidadão. ” (BRASIL, 2005, p. 42)

Atendendo a esta determinação, “sob a denominação de Temas Locais, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997) pretendem contemplar os temas de interesse específico de uma determinada realidade a serem definidos no âmbito do Estado, da cidade e/ou da escola. Uma vez reconhecida a urgência social de um problema local, este poderá receber o mesmo tratamento dado aos outros Temas Transversais. Tomando-se como exemplo o caso do trânsito, vê-se que, embora esse seja um problema que atinge uma parcela significativa da população, é um tema que ganha significação principalmente nos grandes centros urbanos, onde o trânsito tem sido fonte de intrincadas questões de natureza extremamente diversa. Pense-se, por exemplo, no direito ao transporte associado à qualidade de vida e à qualidade do meio ambiente; ou o desrespeito às regras de trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. Assim, visto de forma ampla, o tema trânsito remete à reflexão sobre as características de modos de vida e relações sociais. (BRASIL, 1997, p. 29) ”

O Cap. VI do CTB, estabelece nos artigos 74 a 76 a obrigatoriedade da Educação para o Trânsito, ser desenvolvida em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior (BRASIL, 1997).

A escola interessada em oferecer a atividade extracurricular deve entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação - SEED, a fim de solicitar a autorização e firmar a parceria através do Termo de Adesão e Compromisso entre Detran PR, SEED e Polícia Militar, o qual irá viabilizar o funcionamento da atividade, uma vez atendidos os requisitos estabelecidos para tal. O conteúdo programático a ser adotado pelas escolas interessadas dispõe cinco disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito e noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas.

O Projeto Jovem do Trânsito será trabalhado na forma de interdisciplinaridade, com palestras para alunos do Ensino Médio, para turmas em tempo integral, com material específico com o tema trânsito, através das disciplinas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito e noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas. O Projeto será realizado nos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

 

Colégio Homero Batista
Colégio Estadual Homero Baptista de Barros

 

Colégio Estadual Bom Pastor EFM e EJA

 

Colégio da Polícia Militar

 

Entrega de certificado

 

Entrega do certificado pelo Diretor Geral do Detran Marcos Traad

 

Entrega do certificado pela Coordenadora do Dpto. da Diversidade da SEED, Marise Ritzmann Loures

 

Entrega dos certificados dos alunos dos Colégios Estaduais Homero Baptista de Barros e Bom Pastor EFM e EJA

 

Entrega dos certificados pelo Cap. Perovano do BPEC, para os soldados palestrantes: Thiago Alberto Ribeiro Ramos e Nilson Nascimento Amador Junior

Vídeos:

1) Colégio Estadual Homero Baptista de Barros

2) Colégio Estadual Homero Baptista de Barros

3) Colégio Estadual Bom Pastor EFM e EJA

Recomendar esta página via e-mail: