Projeto Arte Urbana - Respeito no Trânsito

O Projeto Arte Urbana - Respeito no Trânsito, é um Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).

O Termo de Cooperação Técnica Financeira tem por objetivo promover ações conjuntas que busquem a mudança cultural e comportamental no trânsito, estimulando a cooperação entre usuários da via, o respeito às leis e a humanização do trânsito, educando para cidadania e garantindo a segurança no exercício pleno do direito de ir e vir, por meio de um conjunto de obras em Grafite/Arte Urbana concebidas para interagir com o espaço urbano (muro na Avenida Victor Ferreira do Amaral, pertencente ao DETRAN) e oficinas de Arte do Grafite para Jovens em situação de vulnerabilidade e em conformidade com projetos específicos elaborados pela Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito do DETRAN/PR.

O Projeto visa desenvolver a realização de uma intervenção urbana com pinturas na técnica de Grafite/Arte Urbana com foco em educação para o trânsito; promover a oficina da Arte do Grafite, de interação urbana para Jovens em situação de vulnerabilidade com foco na educação do trânsito; atividades educativas com ciclistas, skatistas e demais modais relacionados a Arte Urbana, com pistas de halfpipe para a prática de desportos radicais, como o skate, patins, bikes, etc; utilizar a temática da Interação Urbana para divulgar temas como: conduta do pedestre no trânsito, motociclista responsável, álcool e direção, velocidade, jovem condutor, sinalização, normas de trânsito, uso do celular, ciclista e demais temas voltados para a educação para o trânsito; reconhecer os benefícios da arte para a reflexão e conscientização de aquisição de novos valores para a educação e cidadania de trânsito; utilizar a temática da Interação Urbana na educação e cidadania no trânsito numa perspectiva de formação continuada.

“Essa é uma forma de levar conteúdos sobre mobilidade urbana, segurança viária e respeito ao volante para adolescentes e jovens. A ideia é falar em linguagens que causem impacto e que possam ser compartilhadas, replicadas e discutidas com amigos e familiares”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Para Auma, o incentivo à arte é uma forma de falar ao lado emocional dos jovens. “Às vezes, você não consegue isso com uma aula de matemática, ou com outras disciplinas, mas com a arte é possível. E a arte permite abordar a matemática, história, trânsito. Todo projeto educativo pode englobar arte. Você apela para um lado do ser humano que consegue colocar ele mais responsável dentro de qualquer atividade”, compartilha.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, esse é um momento de celebrar e enaltecer a parceria da SEEC com o Detran. “Temos que comemorar quando conseguimos cumprir metas e objetos. Graças a parceria com o Detran, a Secretaria da Cultura pode premiar a arte urbana, que é muito importante dentro arte contemporânea atual. É um momento de muita felicidade”, comentou.

PROJETO - Durante toda a semana, artistas do projeto “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” grafitaram os muros do Pátio de Veículos Apreendidos do Detran, no bairro Tarumã, em Curitiba. Ao todo, foram 10 projetos selecionados, que foram finalizados em um evento cultural com apresentação de hip-hop e pista de skate.

 

 

 

 

 

Vídeos:

Recomendar esta página via e-mail: