Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito

O Projeto Justiça e Sobriedade no Trânsito é uma ação desenvolvida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de São José dos Pinhais, tendo o DETRAN/PR como um dos parceiros, para os casos de motoristas que cometeram crime de trânsito ao dirigirem alcoolizados (Art. 306 CTB). Este Projeto possibilita a suspensão condicional do processo criminal (não há suspensão administrativa), tendo como objetivos a agilização dos processos e as mudanças de comportamentos destes condutores e de seus grupos sociais relacionados.

Estes motoristas ao optarem por participar do projeto, passam por uma capacitação de 08 horas de palestras, tendo a participação do DETRAN/PR com 01 hora de palestra/mensal educativa de trânsito realizada pela Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito – COPET e cumprem posteriormente 40 horas de serviços voluntários em Hospital Geral, auxiliando os profissionais com vítimas de traumas.

O DETRAN/PR colabora ainda, participando de reuniões técnicas de planejamento que ocorrem mensalmente e do acompanhamento dos históricos infracionais destes condutores durante todo o período em que transcorrem os processos (02 anos), para verificar possíveis mudanças significativas de comportamentos infracionais no trânsito.

 

Recomendar esta página via e-mail: