Virada Cultural Paraná

A Virada Cultural Paraná foi uma realização do Governo do Paraná, a parceria entre Secretaria de Estado da Cultura, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e municípios, levando ao público teatro, música, dança, exposições de pinturas e fotografias, rodas de debates, palestras, blitz educativas e outras ações.

Em 2012, a Virada Cultural foi realizada simultaneamente em Curitiba e mais quatro municípios – Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu e Maringá. Já a segunda edição, em 2013, contou com o maior número de cidades participantes. Foram 12 municípios e mais de 500 atrações. Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais sediaram o evento. No total as duas edições atingiram um público de mais de 700 mil pessoas. Em 2014, foi a terceira edição da Virada Cultural Paraná. Oito cidades receberam o Palco Conexões, onde o público conferiu gratuitamente atrações locais e nacionais. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama, participaram do evento. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades para estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema durante a Semana de Arte-Educação.

“A experiência do Detran na Virada Cultural foi muito positiva e mostrou que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante pode sim gerar grande impacto. Assim, conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação levou a todas as cidades-sede o Teatro de Bonecos Gigantes, que apresentou adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito.


  


 

Recomendar esta página via e-mail: