Viradinha Cultural Paraná

De 16 a 31 de janeiro de 2016, a Secretaria de Estado da Cultura promoveu a Viradinha Cultural Paraná na Praia Brava do Balneário de Caiobá, em Matinhos, litoral do Estado. Foram 16 dias de atividades com programação voltada ao público infanto-juvenil, de 5 a 14 anos, mas aberta a toda a comunidade. Com público diário de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, a Viradinha alcançou cerca de 6 mil veranistas.

Oficinas

As crianças puderam praticar e aprender sobre a arte circense por meio de oficinas diárias de malabarismo, acrobacia, equilíbrio, técnicas de palhaço, circo e teatro, ministradas pela Cia dos Palhaços na tenda da Viradinha.

Apresentações culturais e educativas

Ao todo foram exibidos 5 shows musicais, 6 espetáculos circenses e 8 peças de teatro. Além de diversão e entretenimento, a Viradinha Cultural levou informação e educação para o público. Foram exibidas peças de teatro evidenciando a educação no trânsito, como a peça "Calota e Gasolina", que mostrou às crianças a importância das atitudes positivas no trânsito.

A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti também foi tema no teatro. A peça "Chapeuzinho Cor de Mel e Um Monstro Pra Lá de Cruel" ensinou sobre os perigos de deixar água parada em vasos e garrafas.

Ao final de cada espetáculo, as crianças e os jovens participantes receberam um kit com material educacional do DETRAN-PR e da Sanepar, além de um squeeze (garrafinha de água) da Viradinha Cultural, como uma recordação de sua participação no evento.

A Viradinha Cultural faz parte do Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Copel, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Sanepar e Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA).

    

 
 

Recomendar esta página via e-mail: