Comunidade e Trânsito - Apresentação

APRESENTAÇÃO

Quando um avião cai ficamos muito impressionados e chamamos de desastre. Quando alguém se fere ou morre no trânsito, chamamos de acidente. Por que será que nossa cultura nos leva com tanta facilidade e uma falsa impressão de que as vidas perdidas no trânsito estavam fadadas a um trágico destino, irreversivelmente?

Toda a sociedade parece um tanto anestesiada em relação à violência do trânsito, com exceção dos que já foram vítimas ou sofreram a dor de alguma perda irreparável. Não percebemos a gravidade desta situação e isso não é bom. Uma mudança de consciência precisa acontecer.

O DETRAN/PR – Departamento Estadual de Trânsito do Paraná, sensibilizado com a assustadora quantidade e gravidade dos acidentes de trânsito e, sentindo-se no dever de colaborar mais diretamente para minimizar esta mazela da vida moderna, criou o Programa Comunidade & Trânsito.

Com o claro objetivo de ajudar a mudar a percepção de risco que temos no ambiente trânsito, este programa propõe a criação dos Conselhos Municipais de Trânsito, através dos quais, a própria comunidade – e ninguém melhor do que ela mesma – passará a pensar, estudar e entender porque tantos acidentes acontecem. Aprenderá a evitá-los ou, pelo menos, diminuí-los, valorizando a vida de cada cidadão paranaense.

O Comunidade & Trânsito colaborou efetivamente, com metodologia e materiais didáticos, para a criação e desenvolvimento do CMT – Conselho Municipal de Trânsito em cada cidade, contribuindo, mas sobretudo, instrumentando - “ensinando a pescar” - para humanizar este que é o maior e mais complexo espaço social existente. Pois, conforme um dos objetivos da Política Nacional de Trânsito (Resol. 166/04 – CONTRAN) é nosso dever:

“Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito, de respeito ao cidadão, considerado como foco dos esforços das organizações executoras da Política Nacional de Trânsito;”

Com uma apresentação elaborada em linguagem acessível e muito prática, os materiais mostram – sempre com enfoque na MOBILIDADE - que trânsito é muito mais do que somente o mundo dos automóveis. Embora todos já participam do trânsito, estejam ou não conscientes disso, são poucos os que já pararam para pensar sobre o assunto.

O vídeo Mobilidade & Trânsito, por exemplo – um dos diversos recursos disponibilizados neste programa - é uma ferramenta preciosa para sensibilizar as pessoas, principalmente aquelas que tiveram pouco, ou nenhum contato com o tema.

COMUNIDADE & TRÂNSITO E O FICA

O apelo do DETRAN/PR foi ouvido pelos coordenadores do FICA - Ficha de Cadastramento do Aluno Ausente, um efetivo e completo programa de resgate social de nossas crianças, realizado num esforço conjunto do Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Secretaria de Estado de Segurança e Governo do Estado do Paraná. Assim, um importante espaço foi aberto para que o Comunidade & Trânsito chegasse até a comunidade paranaense através da agenda do FICA.

O FICA foi um programa que teve por objetivo mobilizar a sociedade para compreender os diferentes motivos que afastam as crianças da escola, bem como elaborar estratégias e implementar ações para evitar esse problema.

Vários motivos que explicam – mas não justificam – a falta de acesso das crianças às escolas e o porquê de sua não permanência e/ou frequência às salas de aula. Há muitas formas de violência contra a criança, como a exploração do trabalho infantil, exploração sexual e outras violências físicas e emocionais. A violência do trânsito é mais um dos motivos pelo qual a criança sofre e se afasta ou interrompe a vida escolar.

Os princípios propostos pelo Programa Comunidade & Trânsito para humanizar o trânsito são os mesmos do FICA: RESGATAR VALORES, com COMPROMISSO, COOPERAÇÃO e SOLIDARIEDADE. O esforço aqui proposto é uma luta pela CIDADANIA. Através da educação formal as crianças se transformarão em cidadãos atuantes.

Além disso, conhecimentos mínimos sobre o trânsito, seus benefícios e seus perigos, precisam ser ensinados pela família e pela escola, um complementando o outro. A família ensina os primeiros passos, a “iniciação” no trânsito. A escola deve ampliar os conceitos de percepção dos perigos e do comportamento seguro para as crianças no trânsito. Somente por criar a oportunidade de falar sobre este tema, pensar e discutir sobre segurança no trânsito, a segurança aumenta em muito. E a sala de aula é um ambiente ótimo para isso, com excelentes resultados práticos.

Isso é só o começo. A sociedade paranaense está com todas as ferramentas nas mãos para virar referência nacional em humanização do trânsito. E o DETRAN/PR, através do Comunidade & Trânsito, está cumprindo seu papel. Leve adiante esta idéia.

Esta iniciativa conta com o apoio do Programa PARE – Programa de Redução de Acidentes do Ministério dos Transportes, e do IST – Instituto de Segurança no Trânsito.

Seja bem vindo, e acesse projeto que vai mudar o trânsito do Paraná!

 

Abaixo todo o conteúdo fornecido aos municípios interessados em realizar esta parceria, estas Apostilas em fomato pasta arquivo + o Dvd Mobilidade e Trânsito + CD de Dados + Transparências e apoio institucional são fornecidos gratuitamente a qualquer município interessado desde que haja o comprometimento em realizar esta parceria.


Apostila 1 - Comunidade & Trânsito

Apostila 2 - Educação & Trânsito

 

Recomendar esta página via e-mail: