Comunidade e Trânsito - FICA

Ficha de Acompanhamento de Aluno Ausente - FICA

O FICA foi um programa concebido pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério Público que teve como maior objetivo garantir que nenhuma criança fique fora da escola, impedindo que os números da evasão escolar, motivada por vários fatores históricos, sociais e mesmo educacionais, continuem a crescer no Paraná em proporções alarmantes.

O combate à exclusão escolar é um compromisso não só dos educadores ou do Estado, mas de toda a sociedade. Para ter êxito nesta iniciativa, propôs a criação de uma Rede de Inclusão, de modo a reunir agentes e instituições que se comprometam a investigar as causas do problema e, com base em diagnósticos precisos, buscar soluções para eliminar as dificuldades enfrentadas por um contingente expressivo de crianças e jovens e suas famílias, para manter em curso regular e sua educação. Essa política pública, tão necessária para a formação educacional e para a valorização da vida, instituiu o FICA, um guia com recomendações relevantes para dar viabilidade ao programa.   

Foi dessa forma, e com apoio de todos os paranaenses na execução dessa tarefa de grande responsabilidade social, que foi assegurado a inclusão e permanência de nossos filhos na escola, com o propósito de ver desenvolvidas suas potencialidades e o seu talento.

 

Recomendar esta página via e-mail: